

A escolha pela Psicanálise
A psicanálise é uma abordagem teórica e terapêutica que busca compreender os processos mentais, especialmente os inconscientes.
O objetivo da psicanálise é explorar o inconsciente, para compreender como ele afeta o comportamento, as emoções e os relacionamentos. A ideia central é que, ao trazer à tona o que está no inconsciente, a pessoa pode entender melhor seus conflitos internos e encontrar formas de lidar com eles.
Na terapia psicanalítica, o paciente é incentivado a falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e sonhos (uma técnica chamada de "associação livre"). Isso ajuda a acessar conteúdos do inconsciente.
A ética da Psicanálise
A ética da psicanálise em Lacan é sobre como o sujeito pode viver de acordo com a verdade de seu desejo e como ele pode se responsabilizar pela falta fundamental que o define.
Ao invés de buscar a satisfação imediata ou a adaptação passiva às normas sociais, a psicanálise lacaniana propõe uma ética baseada na autenticidade, no confronto com o real e na liberação do sujeito de suas repetições destrutivas.
É uma ética do desejo e da responsabilidade subjetiva, que visa ajudar o sujeito a viver de maneira mais livre e autêntica, reconhecendo e se posicionando em relação à sua própria falta.
